Venha escutar esse conteúdo!
Adquirir um imóvel envolve um grande planejamento financeiro. Isso significa que o investidor não deve assinar contratos ou realizar pagamentos sem entender para onde está indo o seu dinheiro. Com relação ao financiamento imobiliário, isso quer dizer: conhecer o Custo Efetivo Total (CET) da compra.
Adquirir um imóvel envolve um grande planejamento financeiro . Isso significa que o investidor não deve assinar contratos ou realizar pagamentos sem entender para onde está indo o seu dinheiro. Em relação ao financiamento imobiliário, isso quer dizer saber o que significa o CET da compra.
Até porque os elementos que compõem esse Custo Efetivo Total definirão o valor da parcela que o comprador pagará ao comprar a sua casa, o seu terreno ou o seu apartamento. O problema é que a maior parte dos clientes não tem conhecimento sobre esse assunto, tornando o trabalho do corretor ainda mais importante.
Se você ficou curioso para entender o que significa CET , leia este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas. Aproveite a leitura!
O que é o CET?
Ao se deparar com as informações referentes ao financiamento, a maioria dos clientes fica com as mesmas dúvidas: o que significa CET ? Como esse valor impacta a minha decisão?
O CET do financiamento imobiliário nada mais é do que o Custo Efetivo Total. Ou seja, ele é um indicador financeiro que engloba todos os custos e encargos envolvidos em um empréstimo ou financiamento, incluindo taxas de juros, seguros e tarifas adicionais. O CET permite comparar diferentes opções de crédito de forma mais precisa, ajudando a entender o verdadeiro custo da operação.
Sendo assim, conhecer essa informação é fundamental durante o processo de escolha, pois ajuda a definir qual opção será a mais vantajosa ao final do contrato. Inclusive, nem sempre o crédito com menor juros terá o menor CET, por isso a importância do cálculo.
Principais dúvidas sobre o que é o Custo Efetivo Total
Saber o que significa CET é apenas o primeiro passo para quem deseja fazer uma boa escolha referente ao crédito imobiliário .
Além disso, existem outros pontos importantes em relação a esse valor, que devem ser conhecidos pelo cliente. Veja abaixo os principais:
Qual é a função da CET?
A principal função do CET do financiamento imobiliário é informar ao comprador o valor total da operação, dando maior clareza sobre os custos que serão destinados a esse investimento e otimizando o processo de escolha.
Como é calculado o CET?
Para descobrir o Custo Efetivo Total do seu crédito, é necessário somar todas as despesas incluídas em seu contrato de financiamento, como taxas administrativas e seguros obrigatórios. Um ponto importante é que o prazo final do pagamento também influencia o resultado do CET, ou seja, clientes com prazos distintos terão taxas diferentes.
Mas fique tranquilo, pois o CET é indicado desde o resultado da sua simulação de crédito imobiliário.
Quando é cobrado o CET?
Esse valor é cobrado ao longo do contrato, por meio das parcelas que devem ser pagas mensalmente pelo comprador.
Quem tem que pagar o CET?
O valor do CET é pago pelo próprio comprador, responsável pelas parcelas do financiamento imobiliário.
Quem deve informar o CET?
A porcentagem deve ser informada pela instituição financeira, tanto na simulação do crédito imobiliário quanto no contrato de financiamento.
CET ao mês: o que quer dizer?
Corresponde ao valor pago mensalmente pelo comprador, por meio das parcelas. Essa quantia é determinada no momento da contratação do crédito e depende de fatores como prazo para pagamento, tipo de amortização , taxa de juros e demais despesas inclusas.
Quais são as tarifas envolvidas no CET?
Para compor o CET, você deve considerar todos os valores incluídos no seu contrato de financiamento. Os mais cobrados pelas instituições financeiras são:
- taxas de juros;
- taxas administrativas ;
- seguros obrigatórios e gerais;
- tributos;
- taxas de análise de crédito;
- taxa de cadastro.
Custo Efetivo Total versus taxas de juros: entenda as diferenças
As taxas de juros do financiamento imobiliário correspondem ao lucro que a instituição financeira terá com aquele empréstimo. Ou seja, é uma forma de compensar o banco pela concessão do crédito.
Esses juros variam em cada instituição, inclusive, podendo ser pré-fixados ou pós-fixados . Além disso, as taxas incidem no saldo devedor atualizado e podem também depender de fatores externos ao banco, como a Taxa Referencial (TR), a mais usada pelas instituições.
E, claro: as taxas de juros são apenas um dos elementos que compõem o CET do financiamento imobiliário .
Por esse motivo, ao tomar sua decisão sobre qual instituição financeira escolher, é fundamental não apenas considerar os juros cobrados por cada instituição. Na verdade, você deve analisar todas as taxas apresentadas na proposta enviada — inclusive, essa é uma recomendação do Banco Central (Bacen).
Afinal, será com base em todas essas informações que você poderá fazer uma escolha mais assertiva, que torne o empréstimo vantajoso tanto no curto quanto no longo prazo!
Saiba mais sobre a CrediPronto
A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamento imobiliário.
Com mais de dez anos de experiência e mais de 60 mil contratos emitidos, proporcionamos ao nosso cliente toda a segurança que precisam para realizar o sonho da casa própria. Inclusive, somos uma empresa Itaú, banco com mais de cem anos de história no Brasil.
Além disso, disponibilizamos uma consultoria especializada, que acompanhará todo o seu processo de contratação, tirando todas as suas dúvidas.
Os produtos disponíveis em nossa instituição são:
- financiamento imobiliário : contratação 100% on-line com todo o suporte dos consultores especializados da CrediPronto;
- crédito com garantia de imóvel : modalidade na qual a pessoa solicita um montante à instituição financeira e utiliza o imóvel como garantia de pagamento.
Ah! Também oferecemos créditos tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, ajudando a sua empresa a expandir cada vez mais.
Faça agora mesmo sua simulação e conheça as condições disponíveis .
Gostou do conteúdo? Leia também:
The post Tire todas suas dúvidas sobre o Custo Efetivo Total (CET) appeared first on Blog CrediPronto .