Por meio de regras e requisitos específicos, essa linha de crédito possibilita que os mais velhos, que correspondem a 9,6% da população , aproveitem sua aposentadoria em lugar confortável e que possam chamar de seu.
Leia este conteúdo até o fim para descobrir as regras do financiamento de imóvel para idosos, assim como dicas incríveis para ter seu crédito aprovado. Boa leitura!
Existe idade-limite para financiamento imobiliário ?
Financiar um imóvel , muitas vezes, é a única oportunidade de uma pessoa adquirir sua casa própria, devido à facilidade de pagar o valor do imóvel parcelado. Contudo, nem sempre essa oportunidade pode ser aproveitada aos 30/40 anos.
Assim, pessoas acima dos 50 anos, ou até mesmo na terceira idade, que desejam buscar a linha de crédito imobiliário geralmente têm a seguinte dúvida:
- Qual é a idade máxima para financiar um imóvel?
De modo geral, não há uma idade-limite para o financiamento imobiliário , mas, sim, um cálculo que considera a idade do solicitante e o número de parcelas do crédito.
Para conhecer esse cálculo, confira abaixo as regras do financiamento de imóvel para idosos.
Regras de financiamento imobiliário para a terceira idade
Antes de mais nada, o solicitante deve cumprir os requisitos básicos do financiamento imobiliário . São eles:
- Ser plenamente capaz
- Ter renda para cobrir o valor das parcelas – que equivalem até 30% da renda total do imóvel financiado
- Estar com o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito
Além disso, é importante seguir algumas regras. Confira abaixo:
Contratar seguro por Morte e Invalidez Permanente (MIP)
O seguro habitacional assegura à instituição financeira responsável pelo financiamento o pagamento das parcelas em casos fortuitos – como morte ou insolvência do financiado.
Devido à idade avançada e aos riscos maiores, a contratação desse serviço é obrigatória no financiamento de imóvel para idoso, da primeira à última parcela.
Contudo, é importante destacar que o valor cobrado pelas seguradoras a esse público é mais elevado, justamente devido aos riscos considerados pela instituição financeira. Além disso, o valor aumenta conforme avança a idade do idoso.
A última parcela deve ser paga até os 80 anos e 6 meses de idade
Como foi dito anteriormente, há uma soma máxima referente à idade-limite para financiamento imobiliário que não deve ultrapassar 80 anos e 6 meses.
Ou seja, se uma pessoa deseja financiar um imóvel por 30 anos, deverá solicitar o crédito até os 50 anos.
Para realizar o cálculo e descobrir a quantidade máxima de parcelas disponíveis para você, subtraia sua idade de 80 anos e 6 meses.
Exemplo: uma pessoa de 65 anos terá, no máximo, 15 anos e 6 meses para pagar o financiamento (80 anos e 6 meses subtraindo 65 anos é igual ao período máximo do financiamento), enquanto uma pessoa de 75 anos terá 5 anos e 6 meses.
Bem simples, não é mesmo?
Comprovar renda suficiente para cobrir todas as parcelas
Além de estar enquadrado na idade-limite para financiamento imobiliário , o idoso precisa comprovar renda suficiente para cumprir as prestações até o fim do empréstimo.
Isso ocorre porque os custos tendem a aumentar conforme a idade, sobretudo os relacionados aos planos de saúde (que ficam mais caros), então a instituição exige essa seguridade extra.
Ademais, o valor das prestações para pessoas idosas costumam ser mais alto devido ao seguro habitacional, exigindo dos solicitantes do financiamento de imóvel na terceira idade uma maior comprovação de renda.
Quem é aposentado consegue solicitar um financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário para aposentados segue as regras citadas acima, devendo o solicitante ter renda suficiente para cobrir todas as parcelas do empréstimo, do início ao fim.
Uma forma de alcançar esse valor é realizando a composição de renda com outra pessoa da família, aumentando as chances não só de ter o financiamento aprovado, como também de adquirir um imóvel melhor.
Essa é uma excelente alternativa para aposentados, contudo saiba que o cálculo das prestações é sempre baseado no comprador mais velho, seguindo o limite para financiamento imobiliário explicado no tópico anterior.
Já passei da idade, e agora?
A idade-limite para o financiamento imobiliário , como dito anteriormente, é de 80 anos e 6 meses, uma vez que a soma da quantidade de parcelas mais a idade do solicitante não pode ultrapassar esse período.
Assim, caso você já tenha passado da idade, infelizmente não será mais possível conseguir a linha de crédito.
Contudo, é possível convencer um familiar que cumpra todos os requisitos a solicitar o financiamento imobiliário.
Dicas para ter mais chances de conseguir um financiamento imobiliário na terceira idade
O tempo está passando, e, para evitar que você perca essa oportunidade, separamos algumas dicas que vão ajudar a conseguir o financiamento.
Primeiramente, reúna e entregue à instituição financeira todos os documentos solicitados. São eles:
- RG e CPF
- Comprovantes de renda, de residência e de estado civil
- Extrato original do FGTS – caso seja utilizado na entrada
- Extrato do benefício do INSS;
- Declaração do Imposto de Renda mais recente;
- Holerite mensal, em caso de trabalho.
Além disso, limpe o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, pagando as dívidas em aberto. Aproveite feirões e demais oportunidades para renegociar os débitos e conseguir um desconto.
O planejamento financeiro também deve estar sempre ao seu lado, seja antes do financiamento – para ajudar a juntar dinheiro para a entrada –, seja ao longo do empréstimo, de modo a evitar a inadimplência.
Em relação à entrada, utilize o saldo do FGTS para aumentar o valor pago inicialmente e diminuir o total do crédito solicitado no financiamento.
Por fim, realize o financiamento na instituição financeira da qual você já é cliente, uma vez que seu histórico pode ser benéfico na hora de conquistar o empréstimo.
Não espere o prazo máximo chegar: solicite já o seu financiamento imobiliário e adquira o imóvel que tanto deseja.
Procure as melhores oportunidades para você e a sua família, mantendo sempre em mente as dicas apresentadas acima.
Composição de renda: o que é e como pode ajudar?
Outra dica: faça composição de renda com familiares, aumentando a margem de crédito. Você pode somar a renda de outra ou mais de duas pessoas no financiamento do seu imóvel.
Cada instituição financeira tem suas regras sobre como a composição de renda pode ser feita. Como existem muitas variações nessas normas, é importante verificar com seu consultor para obter as informações corretas.
Faça a simulação do seu financiamento imobiliário com a CrediPronto
A CrediPronto é uma empresa especialista em financiamento imobiliário criada pelo Banco Itaú há mais de dez anos. Estamos presentes em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, já realizamos mais de 50 mil contratos e esperamos que o próximo seja o seu.
Com a CrediPronto, você garante atendimento personalizado e emissão de contratos de forma rápida e segura, além de consultoria gratuita para ajudar nesse momento tão importante.
Quer descobrir as melhores oportunidades para realizar o sonho da casa própria? Faça já a sua simulação com a CrediPronto .