Flat, kitnet, loft e studio: entenda as diferenças entre os tipos de imóvel

Flat, kitnet, loft e studio: entenda as diferenças entre os tipos de imóvel!

Está em busca de um local pequeno e interessante para morar? Existem algumas opções que são denominadas de maneira diferente, por exemplo, flat, kitnet, loft e studio. Esses espaços são planejados de modo distinto e atendem às necessidades de diversas pessoas com estilos de vida diferenciados. Contudo, eles têm peculiaridades que devem ser consideradas na hora de escolher.

É preciso levar em conta as suas necessidades pessoais, o que leva você a buscar um aluguel em uma dessas modalidades de residência e, nesse contexto, verificar se o imóvel escolhido atende a todas essas demandas. Na maioria das vezes, uma residência com um bom nível de conforto e serviços básicos disponíveis, como internet, água, acesso a transporte público, é o que a maioria das pessoas desejam.

Neste conteúdo, vamos apresentar as principais diferenças entre esses tipos de imóveis e explicar a relevância de conhecer as características de cada um, antes de assinar um contrato de locação ou de compra e venda. Continue a leitura para saber mais!

Compreenda a importância de conhecer os tipos de imóveis

Flats, lofts, studios e kitnets são modelos compactos e modernos de moradias, bastante procurados nos últimos tempos. É importante ter conhecimentos sobre essas opções de imóveis disponíveis no mercado para locação e compra, a fim de facilitar a escolha.

Considerando que vivemos em um mundo com muita flexibilidade e mutabilidade, a rotatividade de residência tem se tornado cada vez mais necessária e comum. Por isso, vale a pena entender quais são as suas opções e analisar bem os seus planos e o orçamento para decidir entre elas.

Confira as características de cada modelo

Vários fatores precisam ser ponderados no momento de investir em imóveis ou contratar a locação de uma residência. Independentemente de você morar só ou com companhia, alguns detalhes farão a diferença conforme as suas responsabilidades, necessidades e estilo de vida.

O tamanho da residência, a quantidade de cômodos, o estilo de arquitetura, a localização geográfica, enfim, muitos são os fatores que influenciam esse processo de escolha. Veja, a seguir, os aspectos mais relevantes de moradias compactas!

Flat

São conhecidos como apart-hotel e são mais indicados para as pessoas que têm uma agenda cheia. Então, se você não tem tempo para cuidar das tarefas domésticas, essa é a melhor opção, pois esses espaços oferecem serviços de recepção, alimentação, limpeza, lavanderia, entre outros. O local é composto por diversos cômodos, que são separados por paredes.

O estilo dos flats é bastante moderno, e o seu tamanho é maior do que os quartos oferecidos pelos hotéis. Normalmente, há a cobrança de uma taxa de condomínio para o pagamento das despesas relacionadas aos serviços ofertados aos locadores ou proprietários. Portanto, eles são perfeitos para pessoas que ficam fora de casa o dia inteiro para trabalhar ou estudar.

Flats são muito procurados por pessoas que moram sozinhas, mas que desejam obter tudo o que teriam em um apartamento. Além disso, terão comodidade e conforto como se estivessem realmente hospedadas em um hotel, com serviços que incluem, além dos já citados, segurança, vaga de garagem etc. Há uma infinidade de empreendimentos imobiliários que oferecem essa alternativa.

Kitnet

São imóveis que contam com medidas de 20 até 50 metros quadrados, sendo mais fáceis de ser encontrados. São mais comuns e não contam com serviços incluídos. Geralmente, kitnets são compostas por um quarto, uma sala, um banheiro e cozinha no estilo americano. O espaço costuma ser dividido por uma bancada para evitar a construção de paredes.

O nome desse tipo de imóvel deriva da língua inglesa, cujo significado é cozinha pequena. Elas são atrativas por, normalmente, estar situadas perto de universidades ou regiões centrais para atender às necessidades dos jovens, sendo provável que você encontre áreas de conveniência na região.

Como você percebeu, a estrutura de uma kitnet é simples. Esses ambientes são apropriados para casais mais novos ou pessoas que preferem morar sozinhas, pois oferecem praticidade e evitam os congestionamentos dos centros urbanos.

Também são chamados de conjugados, tendo em vista que apenas o banheiro é separado das acomodações. Desse modo, esses locais são apropriados para quem prefere viver em espaços pequenos.

Loft

Normalmente, têm mais de 50 metros quadrados e não contam com restrição de espaço. É uma tendência que surgiu entre os anos de 1960 e 1970, nos Estados Unidos. Nessa época, os ambientes de antigas fábricas ou indústrias começaram a ser planejados e reformulados para servirem como residência para os cidadãos estadunidenses.

Eles trazem o charme da modernidade e são excelentes para quem precisa do ambiente para trabalhar. Sua estrutura é formada por um único cômodo, que costuma ser amplo, e um banheiro. Lofts são inconfundíveis, porque foram originados de construções que serviram como depósitos, galpões e imóveis comerciais, mas também são encontrados em bairros residenciais e comerciais.

Neles, você perceberá as instalações hidráulicas e elétricas, que estarão aparentes conforme uma decoração no estilo industrial. São moradias contemporâneas e bem conceituadas, além de serem modelos que foram consagrados na cidade de Nova Iorque. Como a sua origem é da reciclagem de edifícios, esses ambientes têm o pé-direito duplo, com mais de 5 metros, e um mezanino.

Studio

São diferentes das opções mencionadas, contendo divisões em suas estruturas internas e aproximadamente 30 metros quadrados. Uma das suas características mais relevantes é a sua localização, visto que são encontrados em lugares estratégicos das cidades, geralmente, locais com infraestrutura de serviços públicos, transporte e lazer.

Você vai encontrar studios situados em edifícios que oferecem ambientes sociais, como piscinas, salão de jogos, academia e muito mais. Esses imóveis contam com o pé-direito acima dos padrões, e a sua cozinha americana se integra à área social. Eles são ótimos para a moradia de uma ou duas pessoas jovens, casadas ou solteiras, que desejam conforto.

A própria mobília é utilizada para fazer a divisão dos cômodos. Studios são muito práticos, porém, foram criados para substituir as kitnets, sendo um pouco menores do que elas.

Esses espaços podem ofertar uma pequena área para os serviços de lavanderia e sala de ginástica para os moradores, bem como dormitório delimitado pelas paredes.

Apartamento

Os apartamentos, geralmente, são residências menores do que as casas, mas são mais fáceis de manter e de organizar. Com essa opção, você contará com alguns serviços de portaria e segurança. Porém, é necessário verificar se o condomínio permite animais domésticos no ambiente. Eles são aconchegantes, organizados e bem localizados, além de interessantes e seguros para quem costuma viajar.

Os edifícios oferecem vantagens e áreas de lazer, mas existem as regras de condomínio que precisam ser cumpridas por todos os moradores. Você não terá total liberdade, já que os horários de silêncio devem ser respeitados para evitar o pagamento de multas. Festas, gritos e músicas altas dentro do apartamento em horários de descanso são proibidos e fiscalizados pela pessoa que atua como síndico.

Casa

A casa é uma das opções que também podem ser escolhidas, a depender do perfil do cliente que contrata. Assim como as demais modalidades, há vantagens nessa proposta.

A primeira é que, diferentemente dos apartamentos, em que há divisão de parede com os vizinhos, nas casas, é possível morar distante deles, cercando-se por muros. Além disso, é mais compatível para aqueles que têm animais de estimação, e tem mais espaços para plantas e realização de festas e confraternizações.

Para que a segurança seja maior em uma residência, é possível contar com eficientes sistemas de alarme, além de outros de prevenção. É você quem decide como isso será feito, diferentemente de um condomínio, em que as ações precisam ser tomadas conjuntamente. A disponibilidade de garagem própria é, ainda, uma vantagem, pois oferece mais organização e conforto ao residente.

Cobertura

Uma cobertura é uma opção muito interessante de residência. Logo de início, destaca-se o fato de ficar longe de barulhos, oferecendo mais paz ao residente. Como está localizada no último andar do prédio, não tem vizinho acima, e está distante do barulho que ocorre nas ruas, cotidianamente.

Outra característica marcante da cobertura é que ela tem maior área útil oferecida, ou seja, mais conforto e espaço para morar e receber convidados. Geralmente, nesse tipo de imóvel, há mais flexibilidade para alterar a planta.

Sendo assim, é possível erguer novas paredes ou derrubar aquelas que já foram construídas. A iluminação e a ventilação, nessa proposta de residência, também costumam ser privilegiadas, assim como a vista, que pode ser panorâmica, para toda a cidade.

Comercial

A primeira questão que chama atenção, aqui, é que há uma variedade muito grande de lojas, prédios, casas comerciais e conjuntos comerciais, ou seja, uma diversidade enorme para negociação e contratação. Esses tipos de imóveis costumam gerar renda extra, também, tornando-se um gerador de riqueza a longo prazo. Há, ainda, uma garantia de valorização imobiliária.

Entendeu as diferenças entre flat, kitnet, loft, studio e demais modalidades? Esses tipos de imóvel precisam ser conhecidos e avaliados por quem deseja fechar uma negociação. Afinal, se você souber do que se trata cada modelo, dificilmente cometerá um engano ao assinar um contrato que causará arrependimentos futuros. Faça uma visita antes de aderir a um financiamento imobiliário.

Verificar se o imóvel anunciado é, de fato, compatível com as suas necessidades de residência naquele momento é muito indicado. Às vezes, as características físicas não atendem aos desejos do contratante e, para uma boa negociação ocorrer, é recomendável que todas as partes envolvidas estejam satisfeitas com o negócio contratado.

Ainda tem dúvidas sobre alugar ou comprar um desses tipos de imóveis? Cadastre-se para receber nossa newsletter com informações importantes sobre esse mercado!

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamento imobiliário. Criada pelo Banco Itaú , a empresa já emitiu mais de 60 mil contratos e está presente em todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

Por aqui, é possível utilizar o seu FGTS como uma forma de reduzir a sua dívida. Além dessa vantagem, nosso crédito imobiliário conta com outras excelentes e você pode:

  • financiar até 90% do valor;
  • pagar em até 30 anos;
  • contar com parcelas decrescentes.

Isso tudo com um atendimento rápido e eficiente. Em menos 24 horas, você recebe a análise da sua proposta e pode dar o início ao seu sonho de ter um imóvel próprio.

Faça agora mesmo a sua simulação e conte com as melhores condições do mercado.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).