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Você sabe como funciona a digitalização de registro de contrato imobiliário?
O mundo digital também alcançou o mercado imobiliário, facilitando não apenas as negociações, como também as transferências das propriedades.
Dessa forma, fica bem mais fácil ter acesso às informações e registros que você precisa para garantir maior segurança para sua compra e venda.
Continue conosco nesse conteúdo e saiba mais sobre a digitalização de registro de contrato imobiliário, incluindo seus benefícios e como fazer a sua. Boa leitura!
O que é a digitalização de registro de contrato imobiliário?
A digitalização de registro de contrato imobiliário consiste no processo de converter os documentos físicos para o formato digital, garantindo maior segurança no armazenamento dessas informações.
Inclusive, através disso é possível digitalizar todos os documentos envolvidos no processo de compra e venda, incluindo a escritura, certidões de ônus e entre outros.
A importância do registro de imóveis
O registro de imóveis é um procedimento que oficializa a transferência da propriedade e de todas as suas obrigações para o novo proprietário, retirando essa responsabilidade do antigo.
Além disso, esse comprovante de propriedade é importante para evitar fraudes, manter atualizado o histórico de propriedade e ainda será necessário caso você deseje solicitar um crédito com garantia de imóvel, por exemplo.
No caso da digitalização de registro de contrato imobiliário, esse procedimento facilita ainda mais o acesso a todas essas informações, tornando suas negociações mais rápidas.
Quais as vantagens do registro de imóvel?
O registro de imóvel proporciona as seguintes vantagens ao comprador e ao vendedor:
Proteção legal da propriedade
Com um registro atualizado do imóvel, será possível comprovar quem é realmente o proprietário daquele bem, evitando problemas como fraudes e golpes — ou até mesmo confusões hereditárias.
Por isso, é crucial fazer o registro logo após a concretização da venda.
Valorização do imóvel
Durante uma negociação imobiliária, é comum (e importante) que os compradores solicitem os documentos da propriedade, como a escritura e o registro do imóvel.
Ao não possuir esses registros, o valor de mercado do bem acaba caindo, pois os interessados terão mais receio em adquirir a propriedade, visto que não terão a segurança jurídica proporcionada por esse documento.
Além disso, como eles provavelmente irão querer regularizar esse bem, irão oferecer um valor menor para poder arcar com essas despesas extras.
Segurança jurídica
O registro de imóvel é o principal documento que garante quem é o proprietário de um bem, que pode funcionar como defesa em alguns processos.
Como resultado, ao regularizar essa transferência, você também possuirá maior segurança jurídica para o seu patrimônio familiar.
Acesso a financiamento
Se você desejar solicitar um crédito com garantia de imóvel, deverá apresentar esse registro imobiliário para comprovar a propriedade registrada.
Inclusive, esse documento costuma ser uma condição para fornecer esse tipo de financiamento, visto que a instituição financeira precisa ter certeza que pode contar com aquele bem como uma garantia para o pagamento do empréstimo.
Facilidade de compra e venda
O processo de compra e venda se torna bem mais agilizado quando a propriedade está devidamente regularizada, com todos os documentos em dia.
Afinal, os compradores poderão apenas requerer a transferência do título de proprietário em um documento que já está pronto, ao invés de dar entrada em todo o processo de registro daquele imóvel — que leva tempo e dinheiro.
Como a digitalização transforma o setor imobiliário
A digitalização de registro de contrato imobiliário é uma das principais tendências do mercado, que vem facilitando e agilizando bastante os processos de compra e venda.
Por conta disso, a maioria dos corretores imobiliários e imobiliárias estão adotando essa técnica, proporcionando aos seus clientes benefícios como:
Agilidade nos processos
As documentações digitalizadas podem ser acessadas em diferentes lugares, especialmente se você armazená-las na nuvem.
Dessa forma, ao invés de se dirigir a um determinado lugar para buscar os papéis — ou até mesmo precisar esperar o prazo para emissão desses documentos pelo cartório — você pode simplesmente abri-lo em seu celular.
Segurança e integridade dos documentos
Por mais cuidadoso que seja o armazenamento, um documento físico pode ser facilmente perdido ou deteriorado, retirando parte da sua segurança.
Contudo, a digitalização de registro do contrato imobiliário garantirá que esses papéis estejam sempre em perfeito estado, armazenados em nuvens onde jamais entrarão em contato com água ou poeira.
Facilidade de acesso e compartilhamento
Após a digitalização de registro do contrato imobiliário, você pode armazenar esse documento tanto na memória do seu dispositivo, como também em uma memória externa ou na nuvem.
No último caso, esse contrato poderá ser acessado de qualquer lugar ou dispositivo, desde que o usuário possua acesso ao documento e a internet.
Com certeza essa facilidade será bastante útil, inclusive em negociações imobiliárias futuras ou durante a contratação de empréstimos e financiamentos.
Como realizar o registro eletrônico de imóveis com eficiência
O primeiro passo para realizar a digitalização de registro do contrato imobiliário e dos demais documentos é solicitar ao atual proprietário essas documentações completas.
Inclusive, a partir disso você poderá saber se existe algum ônus sobre aquela propriedade e evitar problemas futuramente, como a penhora do bem.
Com esses documentos em mãos, acesse o site do Registro de Imóveis do Brasil, clique em “Certidão”, escolha seu estado e a página irá te direcionar ao registrador que funciona em sua região.
Em seguida, basta seguir os passos indicados e, em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte dessa ferramenta através dos canais disponíveis.
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