Ouça essa matéria clicando no play abaixo:
Todas as áreas têm seu repertório próprio de termos técnicos. O setor imobiliário também está repleto deles, e o profissional de corretagem precisa conhecer devidamente seu significado, importância e situações de uso.
Entre os termos mais frequentes no mercado imobiliário , está o Habite-se .
Leia o post e aprenda um pouco mais sobre ele!
O que é o Habite-se?
O Habite-se é o nome de um documento bastante valioso no dia a dia dos corretores. Ele é emitido pela prefeitura da cidade em que o imóvel está situado.
Com ele, ocorre a autorização expressa para que o proprietário, seu responsável técnico ou a incorporadora possa liberar o efetivo uso do imóvel que estava em construção. O Habite-se é emitido para todos os imóveis cujas obras já foram concluídas, apresentando-se prontos para a moradia.
Para que serve o Habite-se?
Para que a prefeitura emita este documento, é necessário que o imóvel passe por um processo detalhado de vistoria para confirmar que ele de fato foi construído de acordo com o projeto anteriormente aprovado pelo Executivo Municipal.
Para que um imóvel seja construído legalmente, ele precisa ter seu projeto previamente aprovado pela prefeitura e seguir tudo o que determina a legislação referente à construção civil. Isso vale para as leis criadas no âmbito federal, estadual ou municipal (como o plano diretor do município).
No caso de ser constatada alguma irregularidade, será necessário corrigi-la, para que a declaração venha a ser emitida.
O Habite-se é um documento fundamental para os imóveis , não apenas os residenciais, mas também os comerciais (como lojas, consultórios, escritórios e outros) e industriais. Depois da vistoria efetuada pelos profissionais especializados das prefeituras, é possível verificar quesitos importantes, como aqueles relacionados à segurança do estabelecimento (como, por exemplo, o plano de prevenção de incêndio).
Quais os pré-requisitos para a emissão do documento?
Existem algumas condições para que o Habite-se seja liberado. Confira quais são elas:
Por que o Habite-se é tão importante?
Conheça agora os aspectos que tornam o Habite-se tão importante:
Uma recomendação importante é que a pessoa deve solicitar o Habite-se da construtora no momento da entrega do imóvel. Se o documento demorar muito para ser liberado, deve-se procurar a Secretaria de Urbanismo a fim de obter maiores informações.
E você? Já conhecia importância do Habite-se? Também conhece os documentos necessários para adquirir um imóvel ?
Conheça a CrediPronto
Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.
Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.
- Receba até 90% do valor do imóvel;
- Pague em até 30 anos;
- Receba sua análise de crédito em até 24 horas.
Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.