Ouça essa matéria!
Você sabia que o Brasil é um dos países que mais possuem burocracia no mundo? E não é por menos, praticamente em tudo é exigido uma ida ao cartório, pagar as mais diversas taxas e impostos, sem contar as inúmeras leis que regulamentam as mais diversas transações.
Devido a isso, é bastante comum surgirem várias dúvidas sobre transações imobiliárias quando se está na iminência de fechar uma negociação imobiliária, seja ela de compra ou de aluguel. Ao continuar a leitura desse artigo, você descobrirá a solução de 4 dúvidas bastante comuns envolvendo transações imobiliárias. Confira!
Transações imobiliárias:
1. Em momentos de recuperação do mercado imobiliário, como agora, é um bom negócio comprar um imóvel?
Caso você possua as condições necessária para adquirir um imóvel, sim, este é um bom momento para adquirir um novo imóvel!
Quando existe uma oferta maior que a demanda de um determinado produto, normalmente os preços caem. E isso tem ocorrido com os imóveis , possibilitando a existência de boas oportunidades de investimento , pois, quem possui os recursos necessários para a compra, normalmente consegue ótimos descontos.
Atrelados a isso, existem outros fatores que transformam a aquisição de um imóvel em um bom negócio, como o aumento do PIB, a queda na inflação, a diminuição de novos lançamentos imobiliários e o aumento da empregabilidade. Os quais geram uma tendência de valorização a médio prazo.
2. Na hora de comprar um imóvel, posso fazer a negociação sozinho ou preciso de ajuda?
Não existe uma lei que obrigue você a contratar um corretor para que você possa comprar um imóvel . Entretanto, ao contar com a ajuda desse profissional, você consegue encontrar mais facilmente um bom imóvel que se adeque às suas necessidades.
Além de ter conhecimento do mercado e muitos contatos — os quais lhe possibilita encontrar ótimas oportunidades —, um bom corretor possui a capacidade de conseguir negociar melhores condições, que permitem que a negociação seja vantajosa para quem está comprando e para quem está vendendo.
Outra vantagem de contar com esse profissional é que ele possui o conhecimento necessário para agilizar todo o processo burocrático de compra e evitar que você negocie um imóvel com problemas na documentação.
3. Com que frequência o aluguel é ajustado?
Normalmente, os reajustes no preço do aluguel são feitos no aniversário do contrato, e o cálculo do novo valor é feito utilizando algum índice. Nesse caso, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) são os mais utilizados.
Caso o novo preço sofra um reajuste acima do percentual apontado por esses índices, o inquilino poderá fazer um questionamento para que haja uma negociação sobre o novo valor.
4. Quem deverá pagar os impostos e as eventuais taxas extras?
A Lei do Inquilinato rege os contratos de aluguel no país e determina que as despesas, como o IPTU e os gastos normais de um condomínio, por serem custo de manutenção e serem recorrentes, são de responsabilidade do inquilino.
Quanto aos gastos pontuais, os quais agregam valor ao imóvel, como uma reforma na área comum do condomínio, o responsável pelo pagamento é o proprietário.
Para que você fique atualizado sobre este e outros assuntos relacionados ao mercado imobiliário e para que as suas próximas transações imobiliárias aconteçam sem problemas, assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão em sua caixa de e-mail!
Conheça a CrediPronto
Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.
Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.
- Receba até 90% do valor do imóvel;
- Pague em até 30 anos;
- Receba sua análise de crédito em até 24 horas.
Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.