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Você provavelmente já deve ter parado para pensar em diferentes formas de usar a internet para conseguir mais clientes, não é verdade? Uma das maneiras de fazer isso é usando as redes sociais.
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do país, com mais de 50 milhões de usuários no Brasil. Mas será que dá para usar o Instagram para vender imóveis?
A resposta é sim. Para isso, o corretor precisa entender como essa plataforma funciona e qual é a melhor maneira de transformá-la em uma ferramenta para conquistar oportunidades de negócio. Se você ficou curioso, leia este artigo até o final!
Entendendo o potencial do Instagram
De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2018 , realizada pela empresa Rock Content, o Instagram foi apontado como a rede social preferida de 47,1% dos entrevistados do estudo.
Além disso, é importante lembrar que o Instagram foi desenvolvido para ser usado pelo telefone celular. Um estudo publicado pela ComScore (2018) revelou que os brasileiros acessam a internet prioritariamente por esse aparelho (73%).
Portanto, o Instagram é uma rede social pensada para uma nova forma de consumo de dados. Não por acaso, grande parte das operadoras de telefonia oferece acesso ilimitado a esse aplicativo como forma de fidelizar clientes.
Mas como usar todo esse potencial para vender imóveis? Vamos a algumas dicas!
Tenha um perfil profissional
O primeiro passo é criar uma conta profissional no Instagram. No caso do corretor de imóveis, isso deve ser feito para evitar confusão no perfil do aplicativo, ou seja, não é interessante que fotos de imóveis se misturem com imagens pessoais do corretor.
O Instagram permite que você tenha dois tipos de conta: uma para usuários comuns e outra para empresas. A conta do tipo “empresa” precisa estar associada a uma página no Facebook. Se você já tem uma estratégia de marketing nessa rede social, aproveite para uni-las.
Isso é importante porque permite uma análise de métricas, que servirá para que o corretor trace um perfil do seu público-alvo e aperfeiçoe a forma como se comunica com o seu visitante.
Ademais, com um perfil profissional, o corretor consegue criar anúncios em ambas as redes sociais de forma mais acertada. Isso significa que a sua propaganda será realmente vista por potenciais clientes, porque está baseada no comportamento de navegação das pessoas em ambas as ferramentas (Facebook e Instagram).
Aprenda técnicas básicas de fotografia
A foto é o principal produto que você oferecerá a um seguidor. Como estamos falando de imóveis, é importante que essas imagens sejam agradáveis de se ver, despertando o interesse de quem está deslizando o dedo pela tela do celular.
A maior parte dos smartphones têm uma câmera capaz de fazer boas fotos para o Instagram, mas isso não significa que os aparelhos fazem tudo sozinho. Tome cuidado para que as imagens não fiquem escuras. Enquadre os objetos (fachadas, cômodos, móveis etc.) de forma eficiente.
A forma mais fácil de entender essas técnicas é seguindo fotógrafos na rede social. Ao observar imagens profissionais, o corretor desenvolverá um olhar mais inteligente para produzir as próprias imagens.
Caso você seja parceiro de uma imobiliária, aproveite as imagens que a empresa tem — sempre pedindo autorização e colocando os créditos.
Torne-se um “instagrammer”
De modo geral, qualquer empresa que entra em uma rede social tem como objetivo se tornar influente para os seus seguidores. Por isso, quando o assunto é mercado imobiliário, o corretor de imóveis precisa se tornar referência para quem o segue. Uma das ferramentas mais interessantes para fazer isso é o Instagram Stories, ferramenta similar ao “status” do Facebook ou do WhatsApp, inspirada no Snapchat.
O corretor de imóveis pode criar “stories” mostrando um imóvel ou tirando pequenas dúvidas dos seus seguidores. Tome cuidado apenas para não se tornar artificial ou caricato. Faça alguns testes em frente à câmera para que você consiga desenvolver uma linguagem adequada ao seu público e confortável para si. Também é importante evitar muitos stories porque eles podem se tornar cansativos para quem os vê.
Crie vídeos e torne-se uma referência
Quando o assunto é usar o Instagram para vender imóveis, existem duas ferramentas muito interessantes: o vídeo e o IGTV. A diferença entre elas é o tempo de duração. No Instagram, é possível publicar vídeos de até 1 minuto.
Recentemente, o Instagram lançou o IGTV para concorrer com o YouTube. Dessa forma, é possível publicar vídeos com duração mais longa, ideais para mostrar um imóvel por dentro ou falar sobre as condições de um financiamento imobiliário , por exemplo. É importante frisar que os smartphones já disponibilizam ferramentas básicas de edição de vídeos.
Utilize as hashtags
As hashtags do Instagram funcionam de forma similar às tags do Twitter. Clicando em uma hashtag, é possível ver várias publicações sobre o mesmo assunto. Inclusive, é possível seguir hashtags da mesma forma como se segue pessoas.
É importante falar sobre isso, pois uma pessoa que está seguindo a tag #SãoPaulo pode ver a sua publicação sobre um imóvel. Portanto, escolha as tags que têm relevância para a sua estratégia de vendas. Não se preocupe com a quantidade de termos utilizados, desde que eles estejam relacionados com a publicação.
Interaja com as pessoas
Tornar-se um influenciador digital requer humildade. Portanto, seja solicito com os seguidores e procure sempre respondê-los. Caso eles entrem em contato por mensagem, direcione-os para o canal de atendimento adequado (telefone, e-mail , WhatsApp etc.). Deixar uma pessoa sem resposta nas redes sociais é semelhante à situação em que um vendedor deixa o cliente sem atendimento . Isso não faz sentido quando há interesse em vender.
Uma dica é colocar no perfil do Instagram os horários em que você fica on-line no aplicativo. Dessa forma, o internauta entenderá o motivo de não ter sido respondido em um feriado, por exemplo. Agora que você entendeu a importância de usar o Instagram para vender imóveis, está na hora de colocar essas dicas em prática para alavancar as suas vendas!
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