Confira esse artigo em formato de áudio!
Deseja abrir seu próprio negócio, mas não tem dinheiro suficiente? Aprenda como conseguir capital para abrir uma empresa!
Por meio dessas dicas, você poderá ter acesso ao valor necessário para tirar sua ideia do papel e finalmente se tornar um empreendedor.
Inclusive, existem várias formas de como conseguir capital para abrir uma empresa e você deve conhecê-las para fazer a escolha certa. Então, venha conosco nesse conteúdo para descobrir isso e muito mais.
Boa leitura!
O que fazer para conseguir capital de giro para abrir uma empresa?
Diferente do que muitos empreendedores iniciantes pensam, o primeiro passo de como conseguir capital para abrir uma empresa não é procurar o banco com o melhor empréstimo ou as formas de investimentos.
Na verdade, primeiramente você deve elaborar um plano de negócios sólido, colocando no papel a ideia central da sua futura empresa, projeções financeiras, análise de mercado e estratégias de crescimento.
Com esse planejamento em mãos, será não apenas mais fácil conquistar investidores e empréstimo para abrir empresa, como também seu negócio terá mais chances de sucesso.
Afinal, o plano de negócios funcionará como um guia nos estágios iniciais de criação da sua empresa, orientando as tomadas de decisões e demais processos envolvidos.
Após estudar o mercado e elaborar o seu planejamento, você poderá passar para o próximo passo, que consiste efetivamente em como conseguir capital para abrir uma empresa. Vamos aprender sobre isso nos próximos tópicos!
Como conseguir capital para abrir uma empresa?
Com seu plano de negócios em mãos, será possível, de fato, saber como conseguir capital para abrir uma empresa.
Para cumprir essa etapa, explore as possibilidades abaixo:
Conheça os investidores e sócios por trás do negócio
Uma empresa será dificilmente formada apenas por uma pessoa, afinal, é justamente a combinação de experiências, ideias e capital que possibilita a abertura de um negócio.
Dentre os sujeitos que estão por trás de uma empresa, os principais são:
Investidores-anjo
Os investidores-anjo normalmente são empreendedores experientes, que investem em novas empresas, em troca de uma participação acionária naquele negócio. Ou seja, ele se torna sócio, recebendo parte dos rendimentos obtidos.
Além de capital financeiro, os investidores-anjos também atuam ativamente no desenvolvimento do negócio, fornecendo orientação, experiência e contatos para os novos empreendedores.
Ainda que seja mais comum entre as startups, esse tipo de investimento também pode ser aproveitado por outros modelos de empresa.
Sócios
Os sócios são indivíduos (ou até mesmo outras entidades) que possuem participação acionária em uma empresa, sendo co-proprietários daquele negócio. Com isso, eles podem tomar decisões e participar da divisão dos lucros, conforme suas cotas-partes.
Inclusive, dependendo do tipo de investimento que você escolher, esse investidor poderá se tornar sócio do seu negócio, pelo menos durante algum tempo.
Agências de fomento
As agências de fomento são instituições financeiras que oferecem empréstimo para abrir empresas a empreendedores englobados pelos programas do Governo.
Dessa forma, microempreendedores, agricultores familiares e demais participantes possuem acesso ao capital de giro necessário para dar início às suas atividades — ou expandir o seu negócio.
Empréstimo pessoal
O empréstimo para abrir empresa também pode ser obtido através da linha de crédito pessoal, oferecida pela maioria das instituições financeiras do país, cuja principal vantagem é a facilidade de obtenção.
Contudo, é importante ficar atento às condições e taxas de juros de cada opção, pesquisando entre as disponíveis no mercado, em busca da mais adequada para você.
Financiamento coletivo
O financiamento coletivo é outra forma de como conseguir capital para abrir uma empresa que vem se popularizando bastante atualmente, inclusive, com a criação de plataformas digitais.
Dessa forma, o empreendedor cadastrar a sua ideia nesse site e espera que outras pessoas decidam financiá-la. Para conseguir o valor necessário, muitas pessoas investem em estratégias de marketing e oferecem brindes para seus financiadores.
Como conseguir capital para abrir uma empresa com o CGI
“Quero abrir uma empresa e não tenho dinheiro…” Se você faz parte desse grupo, precisa conhecer o CGI!
O crédito com garantia de imóvel (CGI) é a modalidade de empréstimo para abrir empresa mais segura e com excelentes condições!
Conheça abaixo os benefícios dessa linha de crédito:
Mínima exposição a riscos
No crédito com garantia de imóvel, as chances de adimplemento são maiores, proporcionando maior segurança tanto para a instituição financeira, como também para o cliente.
Preservação do patrimônio
Com o CGI, você faz com seu patrimônio, transformando-o em uma oportunidade para conseguir realizar sonhos ou, nesse caso, adquirir mais uma fonte de renda para o seu orçamento pessoal.
Fluxo de caixa positivo
Ao saber como conseguir capital para abrir uma empresa com o CGI, você terá um fluxo de caixa positivo para poder pagar as contas do seu negócio e realizar os investimentos necessários para seu funcionamento pleno.
Menos burocracia
Em razão da segurança proporcionada pelo CGI, as instituições financeiras possuem menos burocracias na hora de liberar esse crédito, garantindo que você consiga dar os primeiros passos da sua empresa o quanto antes!
Como escolher o empréstimo ideal para suas necessidades financeiras?
A modalidade ideal de empréstimo para abrir empresa, seja o pessoal, CGI ou demais opções disponíveis no mercado, depende principalmente das necessidades financeiras do seu negócio.
Por exemplo, enquanto a margem de crédito do empréstimo pessoal não costuma ser muito alta, com o CGI você consegue valores equivalentes até 60% do preço de mercado do seu imóvel.
Além da margem de crédito necessária, não deixe também de considerar as condições de pagamento, especialmente o valor das parcelas.
Nesse caso, recomendamos que escolha opções que permitam o parcelamento do empréstimo para abrir empresa em vários meses, deixando a prestação mais baixa e compatível com o seu planejamento financeiro.
Afinal, você deve ter em mente que os primeiros meses terão faturamento baixo, então, evite assumir compromissos financeiros muito altos.
Razões para considerar um empréstimo
A principal forma de conseguir capital para abrir empresa é solicitando um empréstimo em uma instituição financeira.
Afinal, ainda que os investidores-anjos possuem vantagens excelentes, conseguir esse investimento não é uma tarefa fácil, especialmente devido à concorrência atual desse mercado.
Por outro lado, dependendo do seu histórico financeiro e relação com o banco, poderá ter acesso ao crédito necessário para começar o seu negócio.
Outras vantagens de optar pelo empréstimo para abrir empresa são:
- Rápido início das operações;
- Flexibilidade no uso dos recursos;
- Condições de pagamento adequadas;
- Preservação do capital próprio.
A CrediPronto pode te ajudar no processo de aquisição de capital para abrir sua empresa
Obtenha o melhor CGI do mercado com a CrediPronto!
Somos uma instituição financeira especialista em financiamento imobiliário e crédito com garantia de imóvel, que ainda conta com a segurança e experiência de ser uma empresa Itaú.
Com mais de 10 anos no mercado, já ajudamos várias pessoas a realizarem seus sonhos, seja comprar a casa própria ou abrir uma empresa.
Tudo isso com as melhores condições do mercado, como 240 meses para pagar, empréstimos de até 60% da avaliação do seu imóvel, as menores taxas do mercado e muito mais!
Faça sua simulação e saiba quais condições estão disponíveis para você.