Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!
Fazer a portabilidade do financiamento imobiliário pode ser uma oportunidade para economizar. Contudo, muitas pessoas ainda não sabem como funciona essa modalidade de negócio, nem quais são as suas vantagens e desvantagens.
A palavra “portabilidade” está mais associada aos serviços de telefonia, mas dentro dos serviços bancários, ela também é possível de ser realizada. Da mesma forma, o cliente está em busca de melhores preços. O problema é que o financiamento imobiliário é mais complexo do que um serviço telefônico.
Por isso, se você está em dúvida sobre o assunto, vamos ajudar a entender quando a portabilidade de financiamento é uma boa ideia. Tenha uma leitura atenciosa para fazer sua decisão.
O que é a portabilidade de financiamento imobiliário?
Ainda que você tenha fechado negócio com uma instituição financeira, isso não impede que continue pesquisando as melhores condições no mercado, com o objetivo de pagar menos pelo seu financiamento. Caso o comprador descubra que existe outra instituição que oferece condições de pagamento mais vantajosas, ele pode iniciar o processo de portabilidade do contrato.
Atenção: isso nada tem a ver com refinanciamento imobiliário ou com crédito com garantia de imóvel . Essas duas modalidades de empréstimo pedem como garantia o imóvel. Na portabilidade de financiamento, o contrato já fechado com uma instituição bancária simplesmente migra para outro banco
Quando não vale a pena fazer?
A portabilidade não é vantajosa quando o cliente usufrui de muitas vantagens dentro de um banco — situação comum quando ele é cliente antigo da instituição. Nesse caso, o cliente deve calcular o impacto dos custos bancários dentro do seu orçamento e verificar se vale a pena mudar para uma instituição que talvez não lhe conceda o mesmo limite de crédito, por exemplo.
Portanto, a portabilidade não é indicada quando o cálculo do financiamento imobiliário constatar que o negócio ficará mais caro.
E em que situações vale a pena?
A portabilidade é um bom negócio quando o Custo Efetivo Total (CET) do novo contrato é mais barato do que o anterior. É ele que torna um financiamento mais em conta, não as taxas de juros. Uma dica é usar um simulador de financiamento imobiliário .
Por isso, só faça a portabilidade se esse indicador for baixo. Um contrato com uma taxa de juros maior pode ser mais barato do que um negócio com taxa menor, desde que o CET do segundo seja mais caro. Resumidamente, o CET engloba taxas, multas, seguros e outros encargos que incidem sobre o contrato de financiamento.
Outro ponto importante é a qualidade no atendimento dos bancos. Se você tem tido problemas com o atendimento da sua instituição e busca um parceiro mais responsável com esse processo, pode ser vantajoso migrar seu financiamento imobiliário.
Como fazer a portabilidade do financiamento?
Você deve entrar em contato com o novo banco e verificar se ele o aceita como cliente, bem como a portabilidade. Nenhum banco é obrigado a aceitar clientes portados de outras instituições. Portanto, ele fará uma nova análise de crédito e se ela for aprovada, cuidará de todos os detalhes.
É provável que o seu antigo banco entre em contato com você, oferecendo uma contraproposta, mas é preciso colocar todos os pesos na balança para tomar uma decisão acertada.
Que características devo buscar em um banco?
Antes de bater o martelo sobre a portabilidade, é preciso atentar a algumas características que você deve buscar em um banco. São elas:
- valor do parcelamento;
- melhor suporte ao cliente;
- flexibilidade;
- prazos;
- transparência das informações;
- possibilidade de resoluções dos procedimentos digitalmente.
Quais são as vantagens da CrediPronto?
A CrediPronto é uma empresa com grande experiência no mercado imobiliário brasileiro. Já ultrapassamos 40 mil contratos emitidos, financiando cerca de R$ 14 bilhões. Por ser uma empresa sólida, ganhamos a confiança de mais de 900 parceiros em todo o Brasil — além de atuarmos em mais de 60 cidades.
Neste post, vimos quando e como fazer a portabilidade do financiamento. Contar com uma empresa sólida e experiente fará toda a diferença. Nossa missão é simplificar e agilizar esse processo, com análise de crédito em até 24 horas e emissão de contrato ágil. A CrediPronto também conta com seguros, sistema de amortização e taxas segmentadas por cliente.
Por isso, se você quer entender mais sobre como fazer a portabilidade do financiamento imobiliário, simulando esse negócio, entre em contato com a gente!