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Gostaria de entender o que é a análise de proposta no financiamento e qual é a sua importância? Leia este artigo!
A maioria das pessoas sonha em ter a sua casa própria, mas talvez uma parcela considerável desconheça os detalhes das diversas possibilidades de crédito oferecidas pelas instituições financeiras.
Por isso, precisam conhecer as etapas do processo de financiamento de imóveis para ter mais tranquilidade nessa operação. Neste post, vamos explicar o que é a análise de proposta no financiamento e apresentar as principais informações a respeito do tema. Além disso, vamos apontar quais são os documentos necessários para realizar essa etapa e o que é avaliado durante o procedimento. Aqui, você vai descobrir, ainda, quanto tempo demora para aprovar o empréstimo e muito mais.
Acompanhe a leitura!
O que é a análise de proposta no financiamento?
Análise de proposta é apenas a primeira fase realizada pelos bancos ou financeiras para o fornecimento de crédito imobiliário aos seus clientes depois de fazer o cálculo de financiamento . Todas as pessoas que precisam de parcelamento para pagar o seu imóvel terão que passar por ela depois de escolher a modalidade mais atrativa e que se encaixa no seu perfil.
Caso opte pela consultoria de um profissional que trabalha com a venda de imóveis, será orientado sobre as opções oferecidas no momento da venda e se vale a pena fazer financiamento . Como ele está inserido nesse cenário, é normal que conheça as alternativas e esteja sempre atualizado sobre as melhores condições ofertadas pelas instituições, as taxas de juros mais baixas e a acessibilidade de crédito.
Quais são os documentos necessários nessa etapa?
Os principais documentos exigidos pelas instituições bancárias na hora de solicitar financiamento imobiliário são:
- Registro Geral (RG);
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- comprovantes de renda, de estado civil e de endereço;
- certidão negativa de débitos;
- declaração de Imposto de Renda (IR);
- extrato de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ( FGTS );
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Esses documentos são enviados para a instituição para que ela faça a análise de crédito do potencial comprador e verifique as informações prestadas por ele. Ela vai averiguar o prazo de pagamento, que varia entre 60 meses (cinco anos), 180 meses (15 anos), 360 meses (30 anos) e pode chegar a até 420 meses (35 anos).
Outros pontos avaliados são os rendimentos do comprador, as condições do imóvel, o seu valor de mercado e a sua localização, além do laudo confeccionado por especialista e outras questões importantes. Se tudo estiver dentro dos parâmetros do banco, ele vai liberar o crédito para a efetivação da venda.
Depois de avaliar a possibilidade de concessão do crédito, a instituição financeira analisa as questões jurídicas referentes ao bem que será financiado. Nessa fase, é averiguada a garantia , a veracidade dos dados apresentados, a idoneidade dos documentos etc. Além do mais, requer a documentação do vendedor do imóvel para concluir a contratação do financiamento.
O que é avaliado nessa etapa do processo?
Além da documentação comprobatória do comprador, são analisados os documentos pessoais, comprovantes de pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano ( IPTU ) e de residência do proprietário do imóvel que está à venda. O corretor de imóveis fica responsável por tirar as dúvidas do comprador a respeito do processo de financiamento.
O banco avalia o histórico de inadimplência do comprador, o seu perfil, o percentual da renda que poderá ser comprometido de acordo com a capacidade de pagamento do consumidor, o preço do imóvel e sua localização, entre outros aspectos. Você poderá ter ajuda do profissional do ramo imobiliário para descobrir qual é a instituição mais adequada para fornecer o crédito.
Quanto tempo demora para aprovar o financiamento?
A aprovação do financiamento pode levar algum tempo, dependendo da instituição bancária escolhida, com uma variação entre cinco e 15 dias. Existem diversas etapas para que o crédito seja aprovado, por exemplo, análise prévia, avaliação técnica, escolha de seguro, coleta de assinaturas, registro cartorário e pagamento ao atual proprietário do bem.
Todas essas fases são concluídas com sucesso e mais rapidamente quando não há pendências registradas. O contrato de financiamento é finalizado e os interessados se responsabilizam pelo pagamento do Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), além de quitar as taxas bancárias. Por fim, é preciso arcar com as despesas de emolumentos no Registro de Imóveis onde o bem está situado.
Vale destacar que várias equipes avaliam os documentos e a decisão de conceder o financiamento, geralmente, é tomada em conjunto. O futuro comprador solicita o crédito, os bancos fazem todas as análises e realizam a contratação e o acompanhamento do negócio, enquanto o comprador e o vendedor desembolsam os recursos financeiros necessários à concretização do negócio.
Como acompanhar a análise da proposta?
Você poderá acompanhar a análise da sua proposta por meio do site da instituição bancária selecionada. Nele, constarão as principais etapas do financiamento requerido, no entanto, é preciso inserir os dados pessoais nos campos indicados. Normalmente, deverá ser informado o CPF do solicitante, a sua data de nascimento e o número da sua proposta.
Essa informação é enviada para o seu e-mail quando a agência realiza o cadastro da solicitação e pede o seu endereço eletrônico. Analise a sua caixa de entrada com calma e encontre-a para acompanhar o status do requerimento. Cada instituição financeira tem o seu sistema de acompanhamento.
Utilize o seu computador ou celular para monitorar a operação, desde o envio dos documentos até o pagamento final ao vendedor. As informações sobre todas as etapas do processo e da contratação são disponibilizadas aos consumidores no ambiente virtual. Em alguns casos, é possível acompanhar os pagamentos das parcelas e gerar segunda via de boletos.
Entendeu como funciona a análise de proposta no financiamento? Não deixe de ler com calma as cláusulas inseridas no instrumento contratual que especifica o valor das parcelas. Conforme forem aplicados os juros, os valores podem aumentar ou diminuir durante a vigência do contrato. Caso ache necessário, fale com o contador e tire todas as suas dúvidas antes de assinar o documento.
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