Que tal ouvir essa matéria?
Engana-se quem pensa que, ao adquirir um imóvel , o valor da propriedade é a única despesa com a qual é preciso se preocupar. Existem diversas outras taxas e impostos implícitos às quais você deve dar atenção. Listamos, neste post, 7 dessas despesas para te manter a par de todos eles e evitar que você tenha surpresas desagradáveis. Confira:
Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
O IPTU é um imposto cobrado anualmente, e sua base de cálculo é o valor do imóvel sobre o imposto pago por ele. Imóveis de todos os tipos sofrem essa taxação, uma vez que estejam localizados em áreas urbanas.
Imposto de Transição de Bens Imóveis (ITBI)
O ITBI é uma taxa cobrada pela prefeitura e pode variar de município para município, mas costuma ser por volta de 2% do valor pelo qual o imóvel foi vendido. Vale salientar que a oficialização do processo de compra e venda só é realizada quando este imposto for devidamente pago.
Escritura Pública
A escritura pública é o que dá validade jurídica ao processo de compra e venda e é cobrada, geralmente, de quem paga o imóvel à vista. Aqueles que optam pelo financiamento bancário têm o próprio contrato com o banco como escritura temporária.
Registro do Imóvel
O registro do imóvel é o que comprova por lei quem é o proprietário do local. Feito pelo cartório, esse registro tem um valor que varia de acordo com o preço do imóvel. Lembrando que quem financiou o imóvel deve levar a escritura temporária direto ao cartório.
Mudança após a aquisição de imóvel
Uma vez que a propriedade tenha sido adquirida, é preciso contratar uma transportadora para levar os móveis e eletrodomésticos para o seu novo lar. Além disso, é preciso considerar o serviço de montagem e desmontagem e o empacotamento dos pertences, caso haja necessidade.
Lembrando que o valor da mudança varia de acordo com a distância, a quantidade de bagagem e a transportadora escolhida. Por isso, pesquise e peça orçamentos antes de fechar negócio.
Reformas e mobiliário
Não que a reforma seja uma despesa obrigatória nem imediata, mas certamente é algo a se levar em conta, principalmente na aquisição de imóveis usados. Pequenos reparos no encanamento ou na parte elétrica, ou mesmo uma mudança na pintura para deixar a propriedade com a sua cara podem ser necessários. Algo que também pode exigir um dinheiro extra são novos móveis para decorar o ambiente.
Seguros
Os seguros de Morte e Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos do Imóvel (DFI) estão, geralmente, incluídos no pagamento de quem financia por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e tem um custo de 3% a 5% no valor da prestação do imóvel.
Mas, caso você queira avaliar estes valores separadamente, peça à instituição bancária a planilha de cálculo do Custo Efetivo Total (CET), e, com os valores à mão, compare o preço desses seguros em outras instituições.
Agora que você sabe quais despesas é preciso considerar durante a aquisição de imóvel, aprenda a fazer sua planilha orçamentária para a compra do seu imóvel !
Conheça a CrediPronto
Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.
Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.
- Receba até 90% do valor do imóvel;
- Pague em até 30 anos;
- Receba sua análise de crédito em até 24 horas.
Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.