Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!
Essa é uma das primeiras e principais etapas para quem deseja contratar o crédito imobiliário. Ela dita se a instituição financeira vai liberar o crédito ou não e, se sim, qual seria o valor.
Essa avaliação é o momento em que muitas pessoas acabam sendo reprovadas, mas é perfeitamente possível mudar o cenário e conseguir a aprovação.
Quer saber mais sobre como aumentar as suas chances durante a análise de crédito para financiamento imobiliário ? Continue a leitura deste artigo!
O que é considerado durante a análise de crédito para financiamento imobiliário ?
A análise de crédito para financiamento imobiliário é o procedimento de averiguação das informações do solicitante feito pelas instituições financeiras para saber o risco de inadimplência.
Com base nos seus dados, o banco avalia se você é um bom pagador e provavelmente manterá os pagamentos em dia ou não. Trata-se de uma das primeiras etapas de solicitação de um financiamento imobiliário.
Para chegar à conclusão de disponibilizar o crédito, a instituição financeira avalia informações, como:
- informações pessoais de cadastro;
- histórico de relacionamento com a instituição (análise de antigas movimentações no banco);
- perfil de crédito (consulta ao seu score de crédito em instituições, como a Serasa);
- restrições no nome (se você está com o CPF negativado em órgãos de proteção ao crédito devido a dívidas);
- entre outros dados.
Principais passos para solicitar a análise de crédito
Confira o passo a passo sobre como funciona a análise de crédito imobiliário :
1. Simulação/Cadastro
Primeiramente, você vai escolher a instituição financeira que realizará o seu financiamento imobiliário. Hoje, é bem simples: basta simular o seu crédito imobiliário na internet e se cadastrar para receber o orçamento.
2. Documentação
Em seguida, o banco solicitará uma série de documentos e fará a análise de crédito para financiamento imobiliário. A documentação depende de cada instituição financeira, mas, em geral, os principais são:
- RG e CPF;
- declaração de estado civil;
- comprovante de renda atualizado;
- comprovante de residência;
- declaração de Imposto de Renda;
- certidão conjunta de débitos de tributos federais.
3. Avaliação do imóvel
Após avaliar suas informações, o banco analisa a documentação da propriedade e realiza uma vistoria no imóvel. Na análise de crédito para financiamento imobiliário, a aprovação também depende do valor do imóvel e o perfil financeiro da família.
4. Liberação do crédito
Depois de reunir e analisar todas as informações, a instituição financeira autoriza a liberação do crédito imobiliário. O prazo varia de cinco dias úteis a três meses – isso depende muito da instituição escolhida.
Afinal, como aumentar as chances de aprovação no financiamento imobiliário ?
Diante disso, surge a seguinte dúvida: o que fazer para que a análise de crédito para financiamento imobiliário seja aprovada?
A seguir, reunimos algumas dicas que podem ajudar na hora de solicitar o seu crédito imobiliário:
Tenha o nome limpo
Se você tiver o nome sujo no mercado, é bem provável que o banco reprove a sua solicitação. Por isso, resolver pendências responsáveis por levar o seu nome para a Serasa é um dos primeiros passos que você precisa tomar para aumentar suas chances de aprovação.
No site Serasa Limpa Nome, você pode digitar seu CPF e consultar as restrições em seu nome. Na própria plataforma, tem propostas para quitar a dívida e limpar o seu nome: basta seguir os passos e gerar o boleto .
Aumente seu score na Serasa
Falando em Serasa, é importante também observar o seu score.
O score é uma pontuação, de 0 a 1.000, que avalia a capacidade de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos seis meses. Nesse caso, quanto maior a sua pontuação, melhores são as chances de o banco liberar um crédito generoso no seu nome.
Mesmo com o nome limpo, o score de algumas pessoas pode ser baixo por ter poucas movimentações no crédito. Por isso, procure algumas formas de aumentar a sua nota.
Algumas práticas são:
- mantenha seus dados atualizados na Serasa;
- não solicite crédito em diversas instituições em períodos próximos;
- pague as suas contas em dia.
Desenvolva um bom relacionamento com a instituição financeira
A relação com a instituição financeira também conta na análise de crédito do financiamento imobiliário. Por exemplo, se você tem uma conta no Itaú e sempre movimenta o dinheiro por lá, a possibilidade de conseguir um crédito maior é grande.
Se você ainda tiver algum financiamento passado que você pagou corretamente, as chances de aprovação são ainda maiores.
Solicite uma análise de crédito primeiro
Em alguns casos, você até pode ser aprovado no financiamento imobiliário, mas apenas dentro de um valor-limite. Nesse caso, é interessante saber qual seria a quantia liberada para encontrar um imóvel dentro dos seus alcances de liberação.
Por exemplo, pode ser que o banco não libere crédito para compra de um apartamento de R$ 400.000, mas aprove para outro de R$ 300.000.
Faça sua análise de crédito do financiamento imobiliário com a CrediPronto
Que tal receber a sua análise de crédito em até 24 horas?
Esse é o tempo que a CrediPronto demora para avaliar a sua proposta de financiamento imobiliário. Tudo aqui é rápido, prático e sem burocracia.
A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamento imobiliário.
Criados pelo tradicional Banco Itaú há mais de dez anos, nós já emitimos mais de 60 mil contratos em todos os 26 estados brasileiros.
Tudo isso de forma 100% digital e sempre oferecendo as melhores taxas do mercado — sem nunca abrir mão da segurança e transparência.
Faça agora mesmo a simulação do seu financiamento imobiliário conosco.